Notícia


Eficiência energética
19-4-2024

Eficiência energética

Uma parte importante do funcionamento e crescimento de uma empresa é a qualidade do produto e dos serviços que oferece, aplicando a tecnologia à otimização dos meios materiais que dispõem. Aliando a consciência geral da sociedade pelo respeito do meio ambiente, com a importância de adaptar e otimizar as suas instalações por forma a contribuir diretamente para a racionalização de energia, diminuindo os custos de operação e contribuindo para a sustentabilidade futura.
É por tudo isto que na FRILIDER apostamos no avanço tecnológico e na evolução das soluções propostas, disponibilizando aos nossos PARCEIROS os últimos avanços e inovações tecnológicos que lhes configurem um maior rendimento das suas instalações, obtendo uma melhor eficiência energética e uma redução de custos de operação.
É nesta base de trabalho que desenvolvemos e preparamos os nossos técnicos, permitindo que se projetem sistemas de elevada eficiência e rendimento.

OPTIMIZAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA NOVA UNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DE CARNE DA EMPRESA “FUMADOS DOURO” EM ARMAMAR.


A Fumados Douro - Comercialização de Carnes, SA., com sede em Armamar, dedica-se à comercialização de carnes frescas e congeladas (suínos, bovinos, caprinos e ovinos), assim como à sua transformação em fumados, cozidos, curados, frescos e salgados, numa gama de cerca de 100 produtos. Faz também prestação de serviços no abate, quer na fabricação própria, quer para outros. Com o intuito de aumentar a sua competitividade, a Fumados Douro está a investir num processo de modernização da unidade de abate e transformação de carnes, por forma a aumentar a produção e a capacidade de resposta da fábrica (em termos de tempo e quantidade). As obras, ainda a decorrer, traduzem-se na criação de uma nova linha de abate, na criação de novas zonas de armazenamento e de produção e no aumento acentuado da área total da fábrica.

Tendo em conta as orientações e a filosofia da “FUMADOS DOURO” para a componente do meio ambiente e racionalização da energia, todo o projeto de refrigeração foi fortemente orientado para estes aspetos.
Atendendo a estas especificações, foi desenvolvido um projeto de refrigeração complexo e ambicioso, garantindo um alto rendimento do sistema reduzindo o consumo energético, proporcionando ao mesmo tempo mesmo tempo uma fácil compreensão e manutenção.


EFICIÊNCIA E FLEXIBILIDADE NO CONTROLO NA GESTÃO DA CASA DE MAQUINAS


Numa economia moderna, o impacto do custo da energia tem um reflexo direto no custo final do produto. A visão integrada de todo a produção, bem como uma análise global dos sistemas são um fator cada vez mais importante na definição de políticas de eficiência energética.
A visão integrada dos sistemas de refrigeração permite obter informação detalhada sobre os diferentes equipamentos, energias e desperdícios para onde devem ser canalizadas todas as sinergias do projeto, o que permitiu uma redução energética na ordem dos 25%.

Em particular esta poupança divide-se em:

  • 60% Condensação flutuante
  • 25% Aproveitamento calor descarga
  • 5% Evaporação flutuante
  • 10% Compressor inverter

Autómatos da ELIWELL “EWCM9900” sistema de controlo tendo em conta o seu inovador algoritmo de comando, capaz de:

  • Calcular o ponto ótimo para a pressão de condensação baseado nas condições ambientais, proporcionando um aumento do COP (Performance do sistema); nestas condições a temperatura /Pressão de condensação variam com a temperatura exterior, resultando num aumento da eficiência do sistema à medida que a temperatura exterior diminui. A presença de uma sonda para monitorizar o refrigerante líquido permite-nos controlar o sub- resfriamento obtendo desta forma um controlo mais eficaz sobre o condensador;
  • Gerir eficazmente equipamento com variação frequência ao nível da condensação como dos compressores obtendo pequenas flutuações ao nível da pressão de condensação e evaporação otimizando-as e diminuindo os para e arranca do equipamento;
  • Controlo de sistemas combinados 1compressor inverter + compressores digitais + controlo condensação PID;
  • Adicionar um circuito de recuperação de energia da condensação, graças á sua função “condensation heat recovery” possibilitando o uso dessa energia para abastecer circuito secundários de aquecimento de agua.

BITZER “OTAGON VARISPEED” com esta gama de compressores inteligentes, os quais integram um variador de frequência (INVERTER) alojado e arrefecido pela linha de aspiração, permite assegurar um eficaz e eficiente controlo das necessidades de carga, proporcionando uma estabilidade de consumos. Usando o controlo de frequência é possível minimizar os arranques sucessivos dos compressores bem como proporcionar uma estabilidade á pressão de aspiração. O funcionamento do compressor é otimizado pelo ajuste da velocidade em combinação com o arranque suave

CONDENSADORES CENTAURO com modelação EC, Motores de elevada eficiência permitem uma variação continua com uma otimização dos consumos e redução do ruido. Dotados de um sistema inteligente que permite a deteção de falhas e bem como previne bloqueios dos motores, dotados de arranque suave e rampeado.